domingo, 5 de agosto de 2012

Curta, média e longa metragem

O que é curta metragem? O que é um longa metragem? Quanto tempo dura um curta metragem?

Notei que em vários fóruns disponíveis, sempre há uma dúvida recorrente à respeito da duração de curta, média e longa metragem. Então, depois de muito garimpar pela web, vamos às definições.

Segundo a ANCINE:

Curta metragem (short film) são obras audiovisuais cuja duração é igual ou inferior a 15 minutos.

Média Metragem: filmes de duração superior a 15 minutos e igual ou inferior a 70 minutos.

Longa Metragem: possuem duração superior a 70 minutos.


Para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences) dos Estados Unidos, são considerados curta metragem “filmes de até 40 minutos, incluindo os créditos". A maioria dos festivais de cinema adota esta definição.

Organismos cinematográficos dos Estados Unidos e da Inglaterra não utilizam a nomenclatura "média metragem": para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA , o American Film Institute e o British Film Insitute, filmes abaixo de 40 minutos são considerados curtas metragens, e acima desta duração são longas-metragens.

A Academy of Motion Picture Arts and Sciences, o American Film Institute, e o British Film Institute definem como longa metragem, obras cuja duração se iguale ou supere os 40 minutos. O Centre National de la Cinématographie na França o padrão adotado é de 58 minutos e 29 segundos para filmes sonorizados e o Screen Actors Guild adota como tempo mínimo a marca de 80 minutos.


Fontes: ANCINE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Curta-metragem
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9dia-metragem
http://pt.wikipedia.org/wiki/Longa-metragem
http://www.oscars.org/

4 comentários: