segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ANCINE divulga balanço do mercado de cinema em 2012

O ano de 2012 para o mercado de cinema brasileiro foi marcado pelo crescimento.

A Agência Nacional de Cinema - ANCINE divulgou o balanço do mercado em 2012, que mostra que a arrecadação das salas de exibição apresentou um aumento de 12,13% em relação ao ano de 2011, alcançando recordes históricos, foram 146,4 milhões de espectadores, para uma arrecadação de R$ 1,6 bilhão.

De acordo com o balanço, 83 lançamentos nacionais, foram responsáveis pela conquista de 15,5 milhões de espectadores. O longa “Até que a sorte nos separe” lidera a lista com 3,3 milhões de ingressos vendidos, seguido por “E Aí, Comeu?” com 2,5 milhões,  “Os Penetras” com 2,2 milhões, “Gonzaga ‐ De Pai para Filho” com 1,4 milhão e “De Pernas pro Ar 2”, que estreou dia 28 de dezembro e fechou o ano com 1,4 milhão de ingressos vendidos.

Segundo o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, outros dados que merecem destaque são a expansão do parque exibidor e o aumento do número médio de salas ocupadas pelo lançamento de filmes nacionais: “Os filmes brasileiros foram lançados em 63 salas, em média. Em 2011, essa média foi de 48 salas. Isso indica uma aposta maior das distribuidoras do cinema nacional, com uma estratégia mais arrojada de ocupação do mercado. Já o nosso parque exibidor cresceu 6,93%, sendo que o ritmo desse crescimento foi mais acelerado nas regiões Norte, Nordeste e Sul, chegando a um total de 2.515 salas.

Veja os 20 filmes nacionais com maior bilheteria em 2012



Fonte: ANCINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário